As Folhas da vida
Texto Bíblico: Pv 21:23; Tg 1:26.
Objetivo: Refletir sobre a impulsividade ao falar.
Material: Folhas de papel A4 e bastante giz de cera para todos usarem.
Procedimento:
Peça que se sentem em forma de círculo. Distribua uma folha de papel para cada participante e coloque giz de cera suficiente para que todos possam usar. Após entregar as folhas, peça duas coisas:
- Escolham um giz de cera da cor que preferirem e risquem ou escrevam o que quiserem na folha. Eles terão 20 segundos para isso.
- Após o tempo, peça que amassem bastante a folha.
Depois que todos amassarem bem suas folhas, diga-lhes que agora devem desamassar o papel e apagar tudo o que riscaram ou escreveram, deixando a folha exatamente como era antes. Observe as reações nesse momento.
Discussão:
Eles certamente dirão que isso não será possível e que ninguém conseguirá deixar a folha como era antes. Interaja com eles, ouvindo suas argumentações, e pergunte por que não é possível recuperar a folha original. Então, explique que a folha representa as nossas palavras: uma vez ditas, dependendo do que falarmos, podem causar danos que não conseguimos desfazer completamente. Por isso, devemos ter cuidado ao falar, pensando bem antes de dizer algo ao outro para evitar machucá-lo. Assim como uma folha amassada, uma ferida aberta por palavras pode ser difícil de cicatrizar.
Pergunta:
Se vocês soubessem que essas folhas representariam as palavras que dizemos aos outros, teriam mais cuidado? Selecionariam melhor o que escreveram ou riscaram?