O Controle Remoto das Emoções
Objetivo: Ensinar que domínio próprio é ter controle sobre emoções e impulsos, respondendo com sabedoria em vez de reagir por instinto.
Tempo de Duração: 5 a 10 minutos.
Como Fazer a Dinâmica
1. Pegue um controle remoto
Pode ser real ou simbólico (até um desenho no papel).
2. Explique ao grupo
Diga:“Esse controle remoto representa as nossas emoções. Quando algo acontece, quem escolhe o ‘canal’ da reação somos nós.”
3. Mostre os “canais emocionais”
Aponte o controle para um voluntário e diga os canais como se estivesse clicando:
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Canal da raiva
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Canal do grito
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Canal da irritação
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Canal da calma
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Canal da paciência
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Canal da resposta mansa
Peça que o voluntário interprete rapidamente cada canal com uma expressão facial ou atitude leve.
4. Aplique situações reais
Leia situações rápidas e peça para os pré-adolescentes dizerem qual canal seria o melhor:
– Um amigo empurra você no recreio.
– Seu irmão mexe nas suas coisas.
– Um colega tira sarro de você.
– Seu professor chama sua atenção injustamente.
– Alguém te interrompe enquanto você fala.
Deixe eles responderem e mostre que o canal escolhido é uma decisão interna, não automática.
5. Reflexão rápida
Mostre para eles:
“Você não controla o que acontece, mas controla o canal que escolhe para responder.”
“Domínio próprio é quando você deixa o Espírito Santo segurar o ‘controle’ junto com você. Não é sobre nunca sentir raiva ou tristeza, mas sobre escolher o canal certo. Jesus sempre escolhia responder com calma, sabedoria e amor — e Ele nos ajuda a fazer o mesmo.”








